Como cultivar cogumelo shiitake em casa

Rico em nutrientes e altamente nutritivo, o cogumelo shiitake é um dos cogumelos comestíveis mais consumidos no mundo. Desenvolvido como um fungo decompositor de madeira, podemos dizer que a madeira é a melhor e mais natural forma de cultivar o shiitake, porém, em casa, nem sempre é possível. Por isso, a melhor forma de cultivar o shitake de forma caseira é em sacos plásticos.

Em produtoras como o Grupo Lin, por exemplo, o shitake é cultivado em toras de madeira, que é a melhor forma de reproduzir como ele nasce na natureza. Essa técnica já tem mais de oitocentos anos e veio do Japão. Obviamente a tecnologia hoje dá uma super força para a produção.

As toras de madeira necessitam de grandes espaços, por isso, em casa não é possível reproduzir essa técnica, mas ainda assim, é viável o cultivo em pequenos espaços desde que com algumas condições mínimas sejam priorizadas.

Shiitake em sacos plásticos

Sabe aqueles sacos de lixo pretos? É esse que você vai precisar se quiser cultivar uma pequena quantidade de shitake em casa. Essa é uma forma de cultivo barata, rápida e prática. Mas atenção. Cogumelos são sensíveis por natureza, eles são seres muito suscetíveis de contaminação, por isso, todo o local de cultivo deve ser sempre muito bem higienizado e o manuseio muito bem feito.

Materiais para ao cultivo

  • 1 saco plástico preto resistente de 30 ou 50 litros
  • Substrato (serragem, casca de madeira, terra, farelo de arroz, sorgo ou trigo, terra, bagaço de cana)
  • Sementes de shitake

Esterilização e mão na massa

Antes de tudo é preciso esterilizar o substrato escolhido, vamos supor que você opte por serragem ou palha, que são os substratos mais utilizados para cultivo caseiro.

Para esterilizar o substrato, despeje-o em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e adicione água o suficiente para umedecer o substrato. Dependendo da quantidade de substrato, pode ser necessário dividi-lo em porções. Aqueça em potência alta por dois minutos ou até fazer a completa evaporação da água.

A esterilização é importante para reduzir qualquer micro-organismo presente no substrato e que possa vir a contaminar o micélio do cogumelo, já que esse é muito sensível e durante o período de incubação pode ser facilmente contaminado. Após o procedimento o substrato estará seguro para receber o micélio.

Com o substrato esterilizado, despeje-o no saco plástico, coloque as sementes na boca do saco, o equivalente a 60g a 100g de sementes para cada 5 quilos de substrato.

Os primeiros 30 dias é o período de incubação, por isso, o cultivo não precisa ser regado, nem mexido. Nesse tempo, o saco deve ficar fechado e em local arejado, mas com pouca iluminação e pouco vento.

Após o tempo da incubação, abra o saco e faça furos nas laterais e régua duas vezes ao dia. A frutificação pode levar de dois meses a 180 dias.

Devido às condições de preferência do fungo, o inverno é a melhor estação para o cultivo. Várias condições podem determinar a colheita do shitake. A linhagem da semente, o ambiente e a tecnologia aplicada.

É muito importante escolher sementes de alta qualidade, por isso, confirme sempre com o produtor a linhagem das sementes.

Cuidados com as sementes

Você comprou as sementes e deseja começar um cultivo caseiro? Então, cuide bem das sementes.

Sementes de shiitake se contaminam facilmente, elas não podem ser armazenadas, portanto, assim que efetuar a compra, utilize-as o quanto antes, de preferência em até 24 horas.

Compre sementes de produtores experientes e com boas referências. O Grupo Lin, há mais de 40 anos produzindo e fornecendo cogumelos shitake de alta qualidade no Brasil.

O Grupo Lin como produtor e distribuidor de cogumelos comestíveis valoriza muito a saúde de seus consumidores, por isso, estamos sempre superando a meta com o conhecimento e experiência dos dois irmãos Lin na área há mais de 40 anos, contando com tecnologia e rígidos padrões de qualidade na produção de composto, cultivo e comercialização, hoje considerados um dos maiores produtores de cogumelos do Brasil.

Compre direto do produtor e saiba a procedência de todo alimento sob a sua mesa.

Fale conosco através do formulário de cadastro no site e em breve retornaremos, ou se preferir ligue para (11) 4724-0215.

A sede do Grupo Lin fica na Estrada das Aroeiras, km 27, Taiaçupeba, Mogi das Cruzes-SP.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir