Os benefícios do cogumelo para a pele

O cogumelo é um super alimento. Cheio de nutrientes, fonte de proteínas e minerais. Já falamos aqui que o alimento faz bem à memoria e contribui para a imunidade. Mas sabia que além disso tudo, comer cogumelo regularmente ainda melhora a aparência da pele?

Pois bem, os antioxidantes presentes no alimento beneficiam o organismo em geral, contudo, isso inclui o maior órgão do corpo humano, nossa pele.

Antioxidantes são substâncias que atrasam, inibem e até combatem os radicais livres do organismo. Sua função é justamente proteger nossas células sadias e prolongar a vida delas.

Os cogumelos do tipo champignon, shiitake, hiratake, shimeji e porto belo são os mais consumidos por nós brasileiros, e todos eles são ricos em vitaminas C, D, magnésio e selênio, algumas das substâncias que permitem o cogumelo ser rico em antioxidante.

Pele saudável

A pele humana se beneficia do cogumelo devido à importante ação contra os radicais livres. Já que os benefícios dos antioxidantes são:

• Vitamina A. Também conhecida como retinol. Se você usa ou já usou algum produto para renovação celular da pele, com certeza você já viu esse “ingrediente” na embalagem. O retinol é quem estimula a renovação da pele e controla a oleosidade. Contribui bastante para quem sofre de espinhas por conta do excesso de oleosidade.

• Vitamina C. Ela é aliada do colágeno. Juntos têm o poder de dar elasticidade, firmeza e sustentação da pele. Seja prevenindo ou ajustando.

• Selênio. Este potencializa a regeneração do DNA atacado pelos radicais livres, ou seja, a recuperação da pele. Além de proteger outras partes do nosso corpo, já que ele age contra ações inflamatórias como artrite.

Como consumir

A forma de obter esses benefícios pode ser através da alimentação. Essa é a maneira mais eficaz, devendo ser aliada a uma alimentação saudável com as mesmas características do cogumelo, a fim de obter bons resultados.

A forma in natura é sempre mais segura, sem contraindicações e mais barata também. Evite o alimento em conserva, pois contém sódio e se possível evite preparações calóricas com manteiga e creme de leite, por exemplo.

Aqui no blog o que não falta são receitas saudáveis para todos os gostos com cogumelos.

Os nutricionistas não são unânimes em definir uma quantidade ideal de ingestão dos cogumelos. Isso porque deve-se levar uma série de fatores em conta, como idade, hábitos e gostos.

Mas através de uma consulta individual é possível que o profissional aponte uma quantia recomendada para você.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir