Mercado prevê alta de 6,4% no consumo de cogumelos funcionais

O mercado de cogumelos deve testemunhar um crescente aumento no consumo nos próximos anos. Um relatório divulgado relata aumento de 6,4% até 2023.

Essa tendência crescente está surgindo devido a maior conscientização da população quanto aos benefícios de alimentos funcionais, como o cogumelo.

Visando isso, muitas empresas do mercado global estão lançando novos produtos, fazendo parcerias e aquisições para aumentar o portfólio de cogumelos e atender a demanda vindoura.

Cogumelos e seus usos

Cogumelos são altamente funcionais e nutricionais. Além dos benefícios alimentares, cogumelos funcionais são utilizados em medicamentos e até cosméticos. Rico em antioxidantes, o produto beneficia pele, o sistema imunológico e digestivo, além de contribuir para o equilíbrio geral do organismo.

Os tempos atuais estão contribuindo para o crescimento antecipado do consumo de cogumelo. A procura por suplementos e por alimentos naturais e mais saudáveis cresce de forma acelerada, as pessoas estão mais preocupadas em manter a imunidade em bons níveis e ficar livre das doenças.

A maior vantagem desse crescimento para os consumidores, é que a demanda vai impulsionar a qualidade dos produtos oferecidos. Produtores e revendedores terão que se importar cada vez mais com a qualidade para atender a um público maior, porém, exigente e que vai querer consumir variedades do produto.

Veganismo e vegetarianismo

Um dos motivos de crescimento também se deve ao veganismo (prática que se abstém ao máximo do consumo de produtos e alimentos de origem animal) e ao vegetarianismo (que são aqueles consumidores que não comem nada de origem animal, geralmente esse é o futuro vegano).

Como veganos e vegetarianos não consomem carne, o cogumelo é uma das fontes de proteínas que esse grupo precisa e costuma consumir.

Apesar das variadas formas, tamanhos e cores, os cogumelos comestíveis em geral são bastante funcionais pois fornecem fibras, minerais e vitaminas, além das proteínas e de ser altamente antioxidante. Por isso, benefícios no consumo é o que não faltam.

Outras particularidades do cogumelo

• Além das fibras, proteínas e minerais, cogumelos contribuem para o bom funcionamento do intestino, aumentam a saciedade, melhora do funcionamento do coração e a resistência à insulina.

• Os tipos champignon, shimeji, shitake e porto belo são os mais consumidos no Brasil.

• Consumir cogumelo sem procedência pode ser perigoso e causar intoxicação.

• Compre cogumelo de produtores conhecidos e certificados, seja direto do produtor ou em sacolões e supermercados sempre verifique a embalagem.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir