Por que sai “fumaça” do cogumelo shiitake?

A “fumaça’ que sai do shiitake é um fenômeno que tem a ver com os esporos que o cogumelo produz para a reprodução.

Recentemente um vídeo viralizou na internet, era um cogumelo shiitake saindo dele o que parecia ser ‘fumaça’, mas na verdade era os esporos do cogumelo.

Em palavras mais simples, a fumaça que sai do cogumelo é a dispersão das sementes dele. Na natureza, é através desses esporos (fumaça) que as sementes são dispersas e se espalham com o vento, fazendo com que novos cogumelos nasçam.

Portanto, é totalmente natural a fumaça que sai do cogumelo shitake. Mas quanto ao cogumelo vendido em supermercados, feiras e sacolões, você sabe como escolher o melhor shiitake?

Como escolher o melhor shiitake?

Em supermercados, feiras, quitandas e sacolões, o cogumelo shitake costuma vir embalado. As dicas para fazer uma boa escolha é:

  • Verifique se o cogumelo está firme na embalagem, se não está amassado ou ‘machucado’.
  • Verifique se tem água ou líquidos na embalagem, o certo é estar sequinho, se tiver líquido dentro da embalagem, não compre.
  • Ele está molhado ou melado? Não pode.
  • Qual a cor do cogumelo? O shiitake em bom estado é sempre amarronzado.
  • Tem cheiro? Odores fortes ou desagradáveis não são um bom sinal. Se tiver assim, não compre.

Mogi das Cruzes, o berço do shiitake

A região de Mogi das Cruzes, é reconhecida nacionalmente como o berço da produção de cogumelos, em especial do shiitake.

O Grupo Lin, faz parte desse reconhecimento, pois está há mais de 40 anos na região produzindo e distribuindo o melhor cogumelo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir