Cogumelo como ingrediente principal de Livro de receitas

Livro Cogumelo – Variedades e Receitas incentiva a produção e consumo do alimento
Photo: reprodução

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou o livro “Cogumelo – Variedades e Receitas” como forma de incentivar a produção e o consumo do alimento in natura.

O consumo e a produção de cogumelos comestíveis movimentam o comércio e geram renda, por isso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou o livro “Cogumelo – Variedades e Receitas”. A publicação é uma parceria entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e a Codeagro e traz informações e receitas sobre os diversos tipos de cogumelos e seus inegáveis benefícios à saúde humana.

A notícia não é tão nova, mas pouca gente sabe. Lançado em 2015 durante a abertura do VIII Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil (Sicog), na Universidade de Sorocaba (Uniso), o e-book pode ser baixado no site da Codeagro ou direto por este link.

O objetivo do livro na época era incentivar e popularizar mais o cogumelo, desmitificando algumas suposições da população sobre o alimento. No e-book “Cogumelo – Variedades e Receitas”, pode-se encontrar alternativas saborosas de pratos tendo como ingrediente principal cogumelos como shiitake, champignon paris, portobelo e shimeji, que são os tipos mais conhecidos e consumidos no Brasil.

São mais de duas mil espécies de cogumelos comestíveis, mas cerca de 25 espécies são comercializadas apenas, dado que revela o baixo consumo do alimento. O livro veio justamente para aumentar o consumo in natura e não apenas em preparos como estrogonofe, refogado ou em comida japonesa, há uma variedade imensa de opções de uso do cogumelo em refeições.

Incentivo saudável, receitas saudáveis

A preocupação da Secretaria fez com que apenas receitas saudáveis entrassem no menu do livro. Refeições com alimentos cozidos e assados são os mais indicados, preferíveis a frituras.

Além da versatilidade de consumo, o livro ainda ensina a escolher o cogumelo ideal para cada tipo de prato, formas de conservação, higienização, armazenamento e informações nutricionais de cada uma das variedades.

São mais de 20 receitas, entre massas, molhos, sopas e outras, todas ilustradas dentro das 54 páginas do livro.

Você também pode conferir algumas das receitas selecionadas, e mais tantas outras, na página Arte na Cozinha

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir