Tendência de superalimentos em 2020: o cogumelo é o superalimento que devemos consumir mais na nova década?

Há séculos, os cogumelos comestíveis são considerados alimentos altamente funcionais e saudáveis. Mas ainda assim, esse superalimento da natureza deve ser mais consumido para um impacto benéfico mais significativo em nosso estilo de vida.

Mesmo cozidos, cogumelos não deixam de ser nutritivos. Imagem: iStock. Fonte: BodyAndSoul

Rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes e vitamina D. Essas são apenas algumas razões para se consumir e amar o cogumelo. Basta alguns cliques na internet para descobrir que o alimento é recheado literalmente de benefícios à saúde, os sites alegam que melhora a imunidade, previne inflamações e pode até contribuir para uma vida mais longa. Que tem alto potencial antibacteriano, isso a gente já mostrou aqui. Mas será mesmo que todas as outras coisas que encontramos no Google são verdades?

Para comprovar e não deixar mais nenhuma dúvida, um dos maiores portais de comunicação do mundo, especializado em saúde, nutrição e bem-estar, o Body and Soul, convidou a nutricionista Melissa Meier, da Honest Nutrition para esclarecer de uma vez por todas, é mesmo verdade que o cogumelo é um superalimento como a internet diz que ele é? A resposta vem a seguir, confira.

As supervantagens dos cogumelos

Para Melissa, é impressionante que um alimento tão rico seja tão acessível. Rico porque é altamente nutritivo, carrega vantagens em comparação a outros alimentos mais caros e, por isso, inacessíveis. As vitaminas do complexo B são energizantes (riboflavina e niacina), juntamente com o potássio presente no alimento, contribuem para a função cardíaca. Além disso, cogumelos no prato também são sinônimos de fibras especiais que possuem efeito probiótico, mantendo bom funcionamento e revestimento do intestino.

Quanto mais cogumelo, mais saudável fica o prato. Imagem: iStock. Fonte: BodyAndSoul

Os antioxidantes também fazem parte das vantagens. Eles contribuem para o combate de doenças causadas por estresse oxidativo e estudiosos investigam os benefícios no combate às doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Uma curiosidade do alimento é que se deixado diretamente sob o sol, ele pode desenvolver a vitamina D, hormônio essencial para a saúde dos ossos.

Para os adeptos de dietas pouco calóricas, uma xicara de cogumelos contém números próximos à 17 calorias apenas, o que significa que é uma ótima opção para manter as refeições mais leves e ao mesmo tempo com uma pequena quantidade de proteína, que fornecerá energia e menos fome, além de como já dito, fibras para um intestino nada preguiçoso.

Isso, sem falar nos muitos pontos positivos do produto em relação ao paladar. Por conter glutamato, cogumelos são livres de sal e manteiga, priorizando o sabor natural e proporcionando versatilidade na hora do consumo, que pode ser cru ou cozido.

Escolha o seu cogumelo preferido e delicie-se. Imagem: iStock. Fonte: BodyAndSoul

Mas então, cogumelos são mesmo um superalimento?

Sim, cogumelos contêm poderes de superalimentos graças ao seu alto nível de nutrientes e antioxidantes. Os cogumelos oferecem uma série de benefícios à saúde, desde gerenciar o estresse, aumentar imunidade e cognição e até melhora do humor.

Pode ser consumido em forma de chás, cozido ou cru. Mas algumas evidências científicas ainda estão por vir, o cogumelo é um dos alimentos mais estudados. Por isso, a nutricionista acredita que apesar de todos os benefícios superpoderosos que o alimento possa ter, focar num padrão de refeições saudáveis que incluam além de cogumelos, frutas e vegetais de todos os tipos, juntamente com cereais integrais e proteínas ainda é a melhor escolha, afinal, não dá para colocar toda a responsabilidade em um único alimento, mesmo que ele seja realmente superpoderoso. Nenhum produto superará uma alimentação balanceada. A nutricionista encerra alegando que o superpoderoso cogumelo deve ser consumido mais vezes. Há uma variedade de comestíveis e outra variedade de formas de consumo e receitas para todos os gostos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir