Estudo descobre potencial antibacteriano dos cogumelos shiitake na prevenção do pé diabético

O shiitake é uma das espécies de cogumelos comestíveis mais consumidas no mundo e entra no contra-ataque a uma das bactérias mais resistente aos antibióticos.

O shiitake (Lentinula edodes) é um dos melhores cogumelos comestíveis quando se trata em consumo saudável. Já se sabia que a espécie estimula a imunidade e que, por conter o aminoácido eritadenine, ele contribui para o controle do colesterol. Mas um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal revelou ainda mais sobre o poder antibacteriano do shiitake, que pode ser eficaz na prevenção e tratamento de doenças diabéticas, como o pé diabético.

Diabéticos são mais suscetíveis a infecções e têm em geral dificuldade de cicatrização. Problemas nas circulações de membros inferiores são uma das complicações sofridas por pessoas com diabetes não controlado. A má circulação provoca feridas e infecções difíceis de tratar, podendo levar à amputação do membro.

Por considerar a resistência bacteriana um problema de saúde pública, Ana Afonso, investigadora da UTAD iniciou a pesquisa com cogumelos e descobriu o potencial do shiitake no combate às bactérias, devido a propriedade biológica do alimento.

O projeto de estudo da UTAD visa aumentar o conhecimento científico e as propriedades medicinais dos cogumelos. As pesquisadoras Ana Afonso, Juliana Garcia e Guilhermina Marques avaliaram o potencial do shiitake contra a Staphylococus aureus, bactéria de destaque nas úlceras de pé diabético e uma das mais difíceis de controlar e muito resistente aos antibióticos. Ela é tão resistente que foi classificada como patologia de “prioridade alta” pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, por isso, exige alternativas.

Em Portugal, são realizadas cerca de 1200 amputações de membros inferiores decorrente da bactéria Staphylococus aureus, segundo dados da Direção Geral de Saúde (DGS).

Os resultados obtidos até o momento têm se mostrado muito satisfatórios, mostrando alto potencial dos extratos de shiitake na prevenção de infeções pela Staphylococus aureus,

Com a descoberta do potencial antibacteriano do shiitake, a projeção é que o estudo seja alargado a outras bactérias resistentes aos antibióticos e avaliar as propriedades de outros tipos de cogumelos.

Fonte https://bit.ly/33WaN3T

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir